P2V Mikrotik para Vsphere ESX

A principio, achei que  a instalação e migração do Mikrotik OS para Vmware Vsphere ESX fosse no mínimo, chata. E não foi que eu me enganei!

Criação da máquina virtual no Vmware Vsphere ESX 4.1

A criação não tem nada de outro mundo, o grande detalhe, é o usar o tipo de criação “custom”. Evitando criar um novo Hard Disc Virtual e remover o standard. O Mikrotik OS não reconhecerá na instalação, discos controladora/device SCSI. A figura 1, ilustra a mudança a ser efetuada.

Feito isso, adicionar NICS e outros recursos, como fazer paravirtualização de dispositivos (interface de rede sem fio). Configurar o acesso direto no VMDirectPath. A instalação do Mikrotik OS deverá ser realizada sem algum problema. Versões mais recentes do Mikrotik OS, vem com suporte a paravirtualização Xen. Nunca testei! O nosso caso, é um roteador de redes sem fio, onde o geteway é interligado a um access point. Não possui interface wireless.

Backup e restauração

Usando o Winbox, acesse o gateway físico, clique em “Files”, no menu esquerdo. Em seguida, clicar em backup. Será gerado um arquivo no seguinte formato: “MikroTik”data”.backup”. Basta selecioná-lo e clicar em “copiar/copy”. Ele fará uma cópia do arquivo de backup para sua área de transferência. Figura 2.

Feito isso, acesse a máquina virtual, claro, usando o Winbox. Vá até “Files”, cole o backup que acabou de ser feito e depois do upload, restaurar.

OBS: Como os NICS mudaram de MAC, aconselho revisar as configurações de address, dhcpd, hostpost e etc.

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s